Um projeto de transformação.

O FIMMA Inova Escola de Inovação que, através do Innovation Business Game (IBG), irá conectar e conduzir os agentes da mudança da cadeia de madeira e móveis para a liderança inovadora.


O programa de mentoria organizacional, envolve imersões em conhecimento disruptivo e trocas para consolidar a cultura de inovação nas empresas e em toda a cadeia.

Tem interesse?

Cadastre-se e receba a programação completa

INSCREVA-SE, CONFIRA AS TURMAS

TURMA 05 - Mod. 1 - imersão dias 23 e 24/out
TURMA 06 - Mod. 1 - imersão dias 29 e 30/out

INNOVATION BUSINESS GAME


MAIS QUE UMA FORMAÇÃO,

UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO


O formato de curso gamificado, é resultado de um método já implementado em grandes organizações há 12 anos pela SBDC, e customizado junto à inovação através do WAKE BE MAKE para a cadeia de madeira e móveis.

.

COMO FUNCIONA?

O IBG (Innovation Business Game) é 100% ONLINE

Turmas reduzidas, com no máximo 30 PARTICIPANTES, que formarão times. A cada encontro há uma imersão em conhecimentos junto aos MELHORES PROFISSIONAIS da área da inovação do Brasil, contextualizada ao segmento de madeira e móveis.

Para experienciar o conhecimento e ter a necessária mudança de mindset que ele permite, são realizados desafios pelos times para resolução de problemas reais do segmento, no estilo HACKATHON.

Os encontros serão realizados através de IMERSÕES, WEBINÁRIOS E MENTORIAS colaborativas com grandes especialistas em inovação e liderança do Brasil.

PÚBLICO ALVO

Para profissionais da cadeia de madeira e móveis:produtores, fornecedores, prestadores de serviços; empreendedores,

executivos, gestores e profissionais liberais.

Líderes que buscam inovação para o seu negócio. Pessoas que acreditam na transformação através do conhecimento e da colaboração.

INSCREVA-SE, CONFIRA AS TURMAS

TURMA 05 - Mod. 1 - imersão dias 23 e 24/out
TURMA 06 - Mod. 1 - imersão dias 29 e 30/out

POR QUE VOCÊ EVOLUI COM ELE? 

O IBG te apresenta formas de liderar a transformação: são conhecimentos e experiências profundas para desenvolver competências do líder do futuro.

Você vai experienciar o caminho para desenvolver Cultura de Inovação: a partir de aprendizados sobre colaboração, empatia e método de inovação.

Serão apresentadas oportunidades frente à transformação digital e o futuro que já nos é tão presente. Você vai aprender a inovação na prática: para desenvolver na sua empresa e para lhe ajudar a definir caminhos e recursos

Tecnologias habilitadoras são apresentadas para você diferenciar seu negócio frente ao cliente e mercado e obter melhores resultados. A colaboração será vivida na resolução de problemas reais, em times, inspirando a motivação e a competição.

MÓDULOS DO PROGRAMA

A base do programa é um sistema de gamificação onde acontece a construção de times para a realização de desafios, com resolução de problemas reais (ao estilo hackathon). Toda metodologia está construída dentro do conceito 70/20/10: onde 70% do aprendizado é fruto das experiências práticas e aplicabilidade durante entre os módulos, 20% resulta da troca de experiência entre os participantes, e 10% de conteúdo, que é o gatilho para que o desenvolvimento aconteça.

MÓDULO 01


LEADERS: LIDERANÇA

PARA O FUTURO


OBJETIVO: Desenvolver mindset inovador de líderes transformadores. Este será o pré-requisito para o desenvolvimento e sustentabilidade da cultura de inovação nos negócios

e na cadeia.

MÓDULO 02


WAKE: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, TENDÊNCIA E INOVAÇÃO


OBJETIVO: Reconhecer desafios

e despertar para novas alternativas de negócios e práticas.

MÓDULO 03


BE: INOVAÇÃO NA PRÁTICA


OBJETIVO: Reconhecer modelos

de negócios, ferramentas e

conhecimentos para a prática.

MÓDULO 04


MAKE: ESTRATÉGIAS PARA INOVAÇÃO


OBJETIVO: Conhecer os pilares e

a metodologia aplicada da inovação.

CONHEÇA OS ESPECIALISTAS

Sabina Deweik

Pioneira em Cool Hunting no Brasil, Caçadora de Tendências e Futurista há 20 anos, Educadora e Coach Ontológica. Ela foi diretora no Brasil do renomado Future Concept Lab, instituto de Pesquisa de Tendências e Consultoria Estratégica com sede em Milão. Atuou para clientes internacionais como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, Ferrero Rocher, Trussardi, BMW. Havaianas, Natura, Grendene, Unilever, entre outros. É também coach ontológica certificada pela Newfield Network do Chile, atuando em processos de desenvolvimento humano.

Andrea Iorio

Andrea Iorio já foi Diretor do Tinder e CDO na L’Oréal. Nascido em Gênova, na Itália, é autor do livro “6 Competências da Transformação Digital”, que alcançou o número 1 entre os mais vendidos na Amazon na área de Gestão de Pessoas. Andrea é graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), e com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA), e hoje é uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e potencialização de novos negócios no país.

Lourenço Bustani

Lourenço Bustani é empreendedor, tendo fundado a consultoria global de inovação Mandalah, as festas matinais e filantrópicas WAKE, a loja de smoothies SMUV, a empresa de mentoria para jovens lideranças Diálogos e a empresa de marketing de valor compartilhado 1.2.3.5.8 (em sociedade com a Tátil e o Grupo Artplan). É também investidor na empresa de HealthTech Cuidas e a empresa de AgriTech Sintecsys. Foi Coordenador Geral da Campanha à Presidência da Marina Silva em 2018, como voluntário. Foi nomeado pela Fast Company como uma das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios.

Alfredo Fedrizzi

Além de jornalista, Alfredo Fedrizzi é consultor de transformação de negócios e aceleração digital na Hyper Island, empresa sueca com foco no desenvolvimento do pensamento criativo, vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, vice-presidente da Aldeia da Fraternidade, conselheiro do Instituto Ling, e colunista de Opinião do portal Gaúcha ZH e do jornal Zero Hora. Foi professor do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) por 11 anos, diretor de Jornalismo da Rádio Gaúcha, presidente da TV Educativa do RS (TVE), fundador da rádio FM Cultura, também diretor da RBS TV em programas como Jornal do Almoço e Galpão Crioulo.

Gustavo Bastos

Publicitário, atuou em grandes empresas como DPZ, Rede Globo (criador do programa Você Decide). Foi Publicitário do Ano duas vezes - uma no Rio de Janeiro e outra Brasil - presidente do Clube de Criação no Rio de Janeiro e indicado ao Prêmio Caboré - o Oscar da comunicação no Brasil - na categoria Profissional de Criação. Foi sócio das agências BR3 e 100%Propaganda e há quinze anos fundou, com seus sócios, a 11:21. Nesta década e meia, a agência tornou-se uma das mais criativas agências independentes do país com várias campanhas e projetos inovadores para seus clientes

Sônia Zardenunes

Profissional da publicidade, marketing e antropologia. O interesse pelo reconhecimento do ser humano em suas características mais subjetivas conduziu-me a realização do Mestrado em Antropologia e, atualmente, Doutorado na mesma área.

Tais conhecimentos promoveram o encontro das teorias acadêmicas com a prática nas organizações, resultando na empresa Lolla Comunicação Estratégica, um projeto que alia Design Estratégico, Pesquisa, Marketing e Antropologia.

Eliane Zanluchi

Consultora de Negócios e Inovação e Professora Internacional. Mora na França, empreende e presta consultoria para empresas no Brasil. Atua junto à nova economia e novos modelos de negócios. Estudou em algumas das mais influentes escolas de inovação e liderança do mundo. Atendeu dezenas de clientes, entre elas multinacionais (Vivo, Tetrapak, Volare). Criadora do método WAKE BE MAKE, para a transformação cultural e inovação de empresas. 

Marcus Ronsoni

Empresário, Diretor Presidente da

SBDC – Sociedade Brasileira de

Desenvolvimento Comportamental e facilitador líder do Programa

Empretec (PNUD/ONU). É trainer

com atuação internacional, sendo

referência brasileira em Mentoria

Organizacional, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Lideranças.

Tem em seu portfólio empresas como AGCO, Grupo Randon, Grupo GPS, CPFL Energia, Melnick Even, Elekeiros, Eneva, Receita Federal do Brasil, Sebrae-SP, WestRock, entre tantas outras. Criador do Emprecorp, que é um dos pilares do Innovation

Business Game.

Junico Antunes

CEO do Grupo Produttare. Sócio-diretor da Óspera Estratégias Empresariais e sócio-investidor da Cliever - primeira empresa a fabricar impressoras 3D no Brasil. Doutor em Administração pelo PPGA/UFRGS. Professor do Mestrado e Doutorado dos cursos de Pós-graduação em Gestão e Negócios (MPGN) e Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da UNISINOS. Ex-Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e ex-Secretário Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCT) do Estado do RS. Experiência profissional de mais de 40 anos como consultor em mais de 200 empresas brasileiras de variados segmentos industrial e de serviços. 

André Dupont

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Engenheiro de Produção pela UFRGS. Atua em projetos de consultoria e capacitação nas áreas de Estratégia Organizacional, Custos Industriais, Engenharia Econômica, Gestão de Materiais e Engenharia Industrial. Possui experiência de mais de 10 anos em gestão de projetos de implantação de sistemas de produção enxuta e execução de projetos de consultoria em empresas como Randon Implementos, Máquinas SAZI, Agrale, Freios Controil, HYVA, Fras-le, Suspensys, Master, Farina, Viemar, KEKO, Brinox, Metalúrgica Rotamil, Taurus, Foca, Todeschini.


Alexandre Garcia

 Doutor em Administração pela UNISINOS e Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS. Realiza Palestras, Workshops, MBAs e projetos há 15 anos, nas áreas de Cultura Startup, Economia Criativa, Inovação, VUCA, Design Thinking, Criatividade, Empreendendorismo, Pitch de Negócios, Storytelling, Designing Your Life e tópicos emergentes. Atuou junto ao Sindilojas - Porto Alegre, CDL-Porto Alegre, AGCO, Unimed-Porto Alegre, STIHL Motosserras, Unimed Central-RS, DELL Computadores, entre outros.

Cristiano Valer

Diretor da eFact Software, possui experiência em implantação, gerenciamento e execução de projetos de TI que visam o aumento da produtividade. Atua desde 2002 na área de TI/Automação em projetos em empresas de grande porte tais como: Medabil, Dana, Agrale, GKN, Termolar, Randon, Fras-le, Suspensys, Bausch Lomb, CGTEE, Assembléia Legislativa do RS, Master Freios Ltda., Dell Computadores, TMSA, Fundição Tupy, Estaleiro Atlântico Sul, Newsul, Castertech, Aniger, Sementes ROOS, Bhio Supply. Atuação exclusiva nos últimos nove anos, com aplicações para controle no chão-de-fábrica (apontamento de produção, apontamento de paradas, controle estatístico de processo, rastreabilidade, poka-yoke, manutenção, controle da eficiência de equipamentos, controle de produção, consumo de matéria-prima, vida útil de ferramentas, gestão visual).

Conhecimentos em Ferramentas de Gestão: Sistema Toyota de Produção, Lean Manufactory, Teoria das Restrições, Lean Construction, Last Planner.

Participação em mais de 150 projetos relacionados a software;

INSCREVA-SE JÁ. CONSULTE VALORES.